Financiamento

Financiamento
Quantos tipos de prestações existem e qual a mais vantajosa?
Existem prestações de taxa de juro fixas e variáveis. Actualmente a taxa de juro variável indexada à Euribor é a mais vantajosa face aos baixos juros da Euribor e à pouca variação temporal histórica dos ultimos anos e a uma certa precisão de estabilidade da variação das mesmas.
A taxa variável é indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses e revista trimestral, semestral ou anualmente, respectivamente tendo estas variações impacto no valor pago mensalmente à instituição bancária com actualizações correspondentes às revisões acordadas.
———
A Euribor é variável?
A taxa Euribor (Euro Interbank Offered Rate) é variável. É a taxa de emprestimo interbancário das principais instituições bancárias que actuam na zona Euro. A Euribor existe desde 1999, o ano em que o Euro foi introduzido. Estas instituições incluem bancos todos os países da zona euro a que se juntam bancos de paises não pertencentes à zona euro mais que nela têm intervenção relevante.
———
Até que limite de idade podemos fazer um crédito habitação? (Limite de inicio e fim)
A maioria dos bancos a actuar em Portugal estabelece como idade máxima no final do contrato idades de 70, 75 ou 80 anos.
Existem determindas instituições bancárias que permite candidaturas a créditos à habitação para pessoas com idade superior a 50 anos e sem limites de idades máximas no final do contrato, sob determinadas condições.
———
Quando é cancelada a hipoteca do imóvel?
A hipoteca é levantada ou cancelada após a liquidação total do empréstimo. A partir deste momento a instituição bancária emite um documento em que renuncia à hipoteca que foi constituída a seu favor e que se chama distrate da hipoteca no qual declara liquidada a dívida, deixando o banco de exercer quaisquer direitos sobre a casa.
Este documento deverá ser entregue pelo proprietário na Conservatória do Registo Predial, para efeitos de cancelamento do registo hipotecário.
———
Será o valor da avaliação suficiente para ter acesso ao crédito?
Depende de várias variáveis, tais como a avaliação do risco que o banco faz do(s) proponente(s) sendo que alguns dos parâmetros principais de avaliação são a taxa de esforço e o valor de emprestivo solicitado face ao valor total do imóvel e os rendimentos disponiveis. Só depois de consultar a instituição bancária poderá ter esta resposta.
———
Existe algum protocolo com alguma entidade bancária para o imóvel que pretendo adquirir?
Pode existir se a entidade bancária tiver financiado o construtor ou o promotor ou ainda se o imóvel estiver em posse de uma entidade bancária.
———
A taxa Euribor (subida das prestações mensais) varia ou é fixa?
A taxa Euribor varia e é uma taxa variável com valor de taxa publicado diáriamente. Contudo o impacto na prestação contratada só se faz de acordo com o seu contrato de emprestimo e é indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses.
———
Quando é atualizada a taxa Euribor e quando se reflete no empréstimo?
A taxa Euribor (Euro Interbank Offered Rate) é actualizada diáriamente contudo o impacto no empréstimo é feito com a periodicidade contratada. A taxa variável é indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses e revista trimestral, semestral ou anualmente, respectivamente tendo estas variações impacto no valor que paga mensalmente à instituição bancária com actualizações correspondentes às revisões acordadas.
———
Qual o valor da abertura do processo?
O valor da abertura do processo ou abertura de dossier é variável de banco para banco. Como valor de referência poderemos indicar que será um valor entre 200 a 300 euros.
———
É possível escolher entre uma taxa fixa ou variável?
Sim.